Na próxima quarta-feira (24), às 19h, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis terá sua primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso superior de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN). A defesa acontecerá online, obedecendo as regras de saúde, e poderá ser acompanhada por todo público.
A primeira aluna do curso a defender o TCC com o título ‘Título: Abordagem CTS/CTSA em um livro didático de Ciências da Natureza do 7º ano do ensino fundamental, aprovado no PNLD 2017-2019’, é a futura licenciada Ana Soares Ferreira, que teve como orientadora a prof. Dra Adriane Barth e o Co-orientador: Dr. Edimárcio Francisco da Rocha.
A banca será composta pelos professores Dra. Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, da Cecitec-Roo e o Me. Márcio do Nascimento Gomes do IFMT.
Link para acompanhar a defesa online: https://meet.google.com/rpv-iqov-ito
RESUMO
Discussões que envolvam as Questões Sócio-Científicas (QSCs) são relevantes para o processo de alfabetização científica dos alunos e da sociedade em geral. As abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) presentes nos livros didáticos podem ser importantes ferramentas para o professor promover discussões QSCs em sala de aula. Este estudo buscou identificar a presença de abordagens CTSA no texto de um livro didático de Ciência da Natureza do 7º ano do Ensino Fundamental utilizado em uma escola pública de Rondonópolis. A pesquisa proposta se caracterizou como uma abordagem quantitativa.
Foi analisado o texto das quatro Unidades Didáticas que o livro apresenta e foi possível identificar quinze momentos em que o contexto CTSA é apresentado no texto do livro, mesmo de forma indireta. A Unidade Didática na qual as questões CTSA são abordadas com mais frequência foi “As plantas e o ambiente”, com quatro momentos, ao abordar os capítulos relacionados a Planeta Terra: ambiente terrestre e aquático. Quanto a relação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos, foi possível identificar apenas três momentos em que o autor sugere ao aluno/professor fazer essa relação do assunto proposto com sua realidade local, e apenas nas atividades propostas no livro. As abordagens envolvendo temas relacionados ao enfoque CTSA, no livro analisado, podem ser consideradas escassas devido ao baixo número de fragmentos identificados, e pelo fato do autor não trazer de forma explícita essas abordagens. Quando analisada a proposta de articulação entre os conteúdos e cotidiano dos alunos, percebe-se que essa relação é pouco incentivada pelo autor do livro, ficando por conta de o professor fazer o entrelace do assunto discutido com os problemas do seu município e região.