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INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

A instrumentação para o Ensino de Ciências (IEC) é um conjunto formado por três disciplinas previstas na MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, denominadas de Intrumentação para o Ensino de Ciências I, Intrumentação para o Ensino de Ciências II e Intrumentação para o Ensino de Ciências III. Cada uma dessas disciplinas possui uma carga horária de 68h e são classificadas por Prática como Componente Curricular (PCC), conforme prevê o PARECER N.º CNE/CP 009/2001(RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 e RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019). 

Assim como as demais disciplinas de PCC previstas no curso, as disciplinas de IEC estão ligadas à formação profissional, inclusive as de natureza acadêmica, que se voltam para a compreensão das práticas educativas e de aspectos variados da cultura das instituições educacionais e suas relações com a sociedade e com as áreas de conhecimento especifico.

No curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, as diciplinas de IEC (I, II e III) são ofertadas no V , VI e VII semestres, respectivamente, para serem articuladas com as disciplinas de Didática e Páticas Interdisciplinares e Estágio Supervisionado I (disciplinas do V semestre), TICs para Ciências da Natureza e Estágio Supervisionado II (disciplinas do VI semstre) e Seminário integrador e Estágio supervisionado III (disciplinas do VII semestre). Após todas essas ofetas interligadas, espera-se que os alunos estejam aptos para a regência (Estágio Supervisonado IV), produção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, ambos no final do VIII semestre do curso.

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS DISICLINAS DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, no IFMT-Campus Rondonópolis, iniciou suas atividades em 2016. Portanto, as primeiras ofertas das disciplinas de IEC aconteceram em 2018/1 (Intrumentação para o Ensino de Ciências I), 2018/2 (Intrumentação para o Ensino de Ciências II) e 2019/2 (Intrumentação para o Ensino de Ciências III  e I). Assim, o NDE do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza está realizando estudos sobre as ofertas finalizadas para verificar se a proposta está alcançando os objetivos previstos no PPC do Curso.

Nos quadros abaixo fazemos uma descrição de cada IEC ofertada no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e disponibilizamos alguns registros realizados durante essas práticas.

 

INTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS I
OBJETIVO GERAL: Proporcionar o estudo sobre recursos, estratégias e abordagens relacionadas ao ensino de ciências e de divulgação científica.
EMENTA: 1) O papel das concepções alternativas, das dificuldades de aprendizagem e dos erros conceituais no ensino de Ciências. 2) Análise e seleção de livros didáticos e paradidáticos no ensino de Ciências para o ensino Fundamental. 3) A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências. 4) Divulgação Científica no ensino de Ciências.
PERÍODO DA OFERTA PRINCIPAIS ATIVIDAES DESENVOLVIDAS AMBIENTES UTILIZADAS
  V SEMESTRE Ensino lúdico, planejamento e preparo de aulas, uso de recursos didáticos, mini aulas e leitura, a interpretação e a discussão de documentos e artigos científicos relacionados a abordagens de ensino. LEMAT, Salas de aula do Campus e Escolas públicas do município, google Sala de Aula, e MOODLE
    
PLANOS DE ENSINO 

  

INTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS II
OBJETIVO GERAL: Compreender e utilizar as diferentes ferramentas, materiais didáticos e estratégias pedagógicas disponíveis ao ensino de ciências e suas possibilidades de utilização.
EMENTA: 1) O papel da argumentação no ensino de Ciências. 2) Construção, aplicação e avaliação de jogos didáticos. 3) Materiais instrucionais e o uso das novas tecnologias no ensino de Ciências. 4) Elaboração de unidades didáticas no ensino de Ciências. 5) Os projetos para o ensino de Ciências. 6) Planejamento e apresentação de aulas teóricas e experimentais.
 PERÍODO DA OFERTA PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AMBIENTES UTILIZADOS 
  VI SEMESTRE Criação de jogos didáticos, experimentação, análise de livros didáticos, projetos na escola. Aulas interativas e experimentais utilizando recursos audiovisuais e experimentais com a finalidade de aplicação na comunidade escolar. A cada tema trabalhado os alunos montaram auals com um assunto do conteúdo de Ciências (6º ao 9º ano) com a abordagem discutida. LEMAT, Salas de aula do Campus e Escolas públicas do município e MOODLE
    
PLANOS DE ENSINO

  

INTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS III
OBJETIVO GERAL: Compreender a importância e a utilização do laboratório de ciências no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a identificação de alternativas de baixo custo para a realização de atividades experimentais nas escolas de educação básica..
EMENTA: 1) Laboratório de ensino de Ciências: tipos, montagem, organização, uso e manutenção. 2) Elaboração e seleção de atividades experimentais e sua inserção no planejamento de ensino. 3) Registro e avaliação das atividades experimentais. 4) O uso de materiais alternativos e de baixo custo nas atividades experimentais.
 PERÍODO DA OFERTA PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AMBIENTES UTILIZADOS 
  VII SEMESTRE Aulas expositivas e dialogadas; Leitura e para discussão de referenciais relacioados a ementa proposta; Trabalhos em grupos; Desenvolvimento de materiais para aulas práticas e experimentais; Desenvolvimento de seminários e micro-aulas que serão trabalhadas com alunos do ensino fundamental. LEMAT, Salas de aula do Campus, google Sala de Aula, MOODLE
   
PLANOS DE ENSINO

 

 

 

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