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LEMAT

O projeto e construção do espaço, O laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências da Natureza e em Matemática - LEMAT, foi desenvolvido para permitir diálogos sobre o ensino de Ciências da Natureza e da Matemática. Está posto um desafio que tem em sua base motivadora a possibilidade de elevar o ato, ou processo, de aprender Ciências e Matemática a um patamar mais amplo no qual se assenta a aprendizagem significativa.  A Instituição entende que promover  a aprendizagem significativa é levar o estudante a compreender e a apropriar-se do saber científico com algum grau de autonomia. O trabalho pedagógico desenvolvido no LEMAT pode levar o estudante a construir valores e atitudes de diferentes naturezas, tendo como meta, a formação integral do ser humano e do cidadão. É um passo significativo no desenvolvimento do protagonismo do aluno, com oportunidades de manipular objetos e conceitos, comparar e construir modelos e fazer conjecturas sobre os conteúdos estudados. 

 Vista do LEMAT

 HISTÓRICO

 O LEMAT é uma espaço específico voltado para formação incial e continuada de professores, além de atender necessidades insititucionais como o ensino de ciências e matemática aos alunos de ensino médio integrado do campus. Sua infraestrutura foi planejada pelo professor Nelson Graf Odi em 2012 quando chegou ao campus. Á época, o ojetivo era construir um espaço voltado para o ensino da matemática. Com a implementação do curso de LCN em 2014, o professor Nelson apresentou sua proposta para o professor Marcos Vilela, presidente do NDE e primeiro coordenador do curso. O professor Marcos sugeriu que o espaço propostos pelo professor Nelson fosse conjugado com um espaço destinado ao ensino de Ciências. Assim nassceu o projeto do LEMAT. A partir daí iniciaram-se os trabalhos para aquisição de mobiliario e equipamentos e no dia 02 de agosto de 2018 o LEMAT foi inaugurado. Abaixo vocês pode verificar os registros desse momento. 

INFRAESTRUTURA

O LEMAT conta com ótima infraesturtura para oferecer aos seus usuários uma melhor experiência com o espaço. São  diversos computadores, noteboos, aparelhes de GPS para aulas de campo, kits de matemática e biologia, armários, data show, TV, lousa de vidro com fundo branco fosco, mesas, cadeisas, entre outros. Abaixo você pode verificar um pouco de nossa infraesturura.  

   
     

 PROJETOS DESENVOLVIDOS NO LEMAT

PROJETO DE EXTENSÃO: Conceituar, Manipular e aplicar matemática: o Laboratório de Ensino em Ciências e em Matemática como um caminho possível.
PROFESSORA COORDENADORA: Ma. Magda Cabral Costa Santos PROFESSOR COLABORADOR: Me. Nelson Luiz Graf Odi PERÍODO DE VIGÊNCIA: de 2017 a 2019
EDITAIS DE FOMENTO
2017: Aprovado no Edital 046/2017 PROEX/IFMT - Apoio a Extensão.
Título do projeto de extensão: Conceituar, Manipular e Aplicar Matemática: O Laboratório de Ensino de Matemática como um caminho possível
Bolsista: Bruna Adelina Rodrigues Vieira - Estudante do EMI
2018: Aprovado no Edital 31/2018 - PROEX/IFMT - Apoio a Extensão.
Título do projeto de extensão: Conceituar, Manipular e Aplicar Matemática: O Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática como um caminho possível
Bolsista: Erick de Freitas Mascarenhas - Estudante do EMI
2019: Aprovado no Edital 28/2019 - /PROEX/IFMT - Apoio a Extensão.
Título do projeto de extensão: Conceituar, Manipular e Aplicar Matemática: O Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática como um caminho possível
Bolsista: Celio Aparecido Rodrigues Junior - Estudante do EMI
RESUMO DO PROJETO
A ação extensionista posta em prática nestes projetos aliou os processos de conceituação, manipulação e a aplicação da Matemática fazendo o uso de materiais pedagógicos manipuláveis. Os projetos, aprovados por três anos consecutivos pela PROEX/IFMT, numa iniciativa ímpar, apresentou o IFMT – Campus Rondonópolis, sua estrutura e os cursos oferecidos no Ensino Médio Integrado aos alunos concluintes do ensino fundamental e os cursos subsequentes e superiores aos alunos concluintes do ensino médio. Também realizou palestras, oficinas e minicursos voltados para a formação continuada de professores, com a colaboração de pesquisadores renomados da Educação Matemática, sendo estes doutores no IFG, na UFJ e na UNEMAT. Neste período, participaram aproximadamente mil estudantes da educação básica e professores/coordenadores do município de Rondonópolis e de Primavera do Leste. Num processo de formação participativa e continuada, consolidou ações de uso efetivo do Laboratório de Práticas de Ensino em Ciências da Natureza e em Matemática - LEMAT, promovendo o estreitamento das relações entre o IFMT e as Escolas Públicas da região. Os resultados alcançados indicaram ser possível criar experiências matemáticas significativas com uso de material concreto manipulativo, construindo conceitos e ao mesmo tempo, possibilitando aos professores em serviço a melhor preparação e execução de suas aulas.
ALGUNS REGISTROS DO DESENVOLIMENTO DO PROJETO

 

PROJETO DE EXTENSÃO: O uso das TIC’s na investigação matemática.
PROFESSOR COLABORADOR: Ma. Magda Cabral Costa Santos PERÍODO DE VIGÊNCIA:  de 2018 e 2019
EDITAIS DE FOMENTO
2018: Aprovado no Edital 31/2018 - PROEX/IFMT - Apoio a Extensão.
Título do projeto de extensão: O uso das Tic's na Investigação Matemática: o estudo de funções com o GeoGebra.
Bolsista: Audiene Correia dos Santos Rabelo - Estudante da LCN
2019: Aprovado no Edital 28/2019 - /PROEX/IFMT - Apoio a Extensão.
Título do projeto de extensão: O uso das Tic's na Investigação Matemática: pavimentação do plano e do espaço com o GeoGebra.
Bolsista:  Kevin Dutra Barbosa - Estudante do TADS; Voluntária: Ágata Cristie Cabral Santos - Estudante do EMI
RESUMO DO PROJETO
O projeto de extensão sobre o uso das Tic's na Investigação Matemática, aprovado pelo edital da PROEX/IFMT de 2018 e de 2019, possibilitou a formação continuada dos professores da rede pública de ensino, realizando palestras e minicursos aos professores e oficinas aos alunos das escolas públicas do município de Rondonópolis. Para as oficinas, foram desenvolvidas sequências de ensino com a utilização do GeoGebra, um software gratuito de Matemática dinâmica que permite a realização de construções geométricas e possui uma janela de informações algébrica, possibilitando construções que envolvem geometria, álgebra e cálculo. Na oportunidade os alunos conheceram as instalações e as ações do IFMT Rondonópolis, tais como os cursos oferecidos. O projeto além de firmar parcerias com escolas da rede pública, levou ao público alvo algumas experiências bem-sucedidas do uso do computador no intuito de difundir boas práticas no processo de ensino da matemática.
ALGUNS REGISTROS DO DESENVOLIMENTO DO PROJETO

 

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