OS PLANOS DE ENSINO
O inciso V do 4º artigo e o inciso V do 67º da LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 retratam a importância do planejamento em ambiente escolar para as atividades docentes. Nesse contexto, a Seção I da RESOLUÇÃO N° 104, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014, que trata da Organização Didática do IFMT, trás todas as diretrizes que devem ser observadas para a elaboração dos Planos de Ensino em todos os Campus da Instituição. O texto da resolução define o Plano de Ensino como um documento que materializa o planejamento das atividades docentes que correlacionam os conteúdos previstos nas ementas dos Projetos Pedagógicos dos cursos com a proposta pedagógica da instituição.
A Organização Didática do IFMT, ainda determina que o docente deverá elaborar um Plano de Ensino para cada componente curricular que está sob sua responsabilidade e apresentar a Coordenação do Curso antes do início de cada período letivo. de posse de todos os Planos de Ensino das disciplinas que serão orfetadas no semestre, a Coordenação do Curso deverá homologar os documentos numa reunião com o Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE), conforme determina RESOLUÇÃO Nº 047, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2011 e encaminhar para Biblioteca do Campus para compor o acervo local (PDI/IMFT 2019-2023, p. 132).
Para a elaboração dos Planos de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, os docentes deverão observar o fluxo estabelcido pelo Mapa de Processos dos Planos de Ensino, disponível na página do Departamento de Ensino do Campus Rondonópolis e relatar as infomações solicitadas pela Organização Didática do IFMT conforme descrito abaixo:
- capa contendo nome da instituição, do Campus, do curso, do componente curricular, do regime, período letivo, turma, docente titular e data;
- carga horária teórica e prática;
- ementa;
- objetivos geral e específicos;
- conteúdo programático;
- metodologia;
- recursos didáticos;
- forma de avaliação;
- referências bibliográficas;
- assinatura do docente titular e da equipe pedagógica.
Para atender a determinação da Organização Didática do IFMT, a equipe do NAPP/IFMT/ROO criou um modelo de Plano de Ensino para padronizar o documento no âmbio do IFMT-Campus Rondonópolis. Para conhecer o modelo do Plano de Ensino criado pelo NAPP CLIQUE AQUI.
OS PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, a partir do modelo criado pelo NAPP/IFMT/ROO, utiliza desde 2017, o recurso de comportilhamento de arquivos do Goolge para disponibilizar os planos de ensino aos docentes que atuam no curso e a comunidade externa. Para isso, o modelo criado pelo NAPP/IFMT/ROO foi adaptado para o Planilhas do Google. A grande vantagem de usar essa ferramenta está no controle da edição e na possibilidade de deixar o documento acessível para consulta pública. A partir daí, cada disciplina recebe um arquivo o qual é compartilhado com o docente responsável pela edição. Após o encerramento do prazo para edição, a Coordenação homologa o documento junto ao NDE/LCN e disponibiliza na página do curso para acesso dos alunos, da comunidade interna e externa ao IFMT-Campus Rondonópolis. O modelo de trabalho foi aceito pelo Departamento de Ensino e a partir de 2018 os planos de Ensino do IFMT-Campus Rondonópolis, de todos os cursos, são elaborados e compartilhados utilizando o Planilhas do Google.
Nos links abaixo você pode acessar os Planos de Ensino elaborados pelos docentes que atuam no curs de Licenciatura em Ciências da Natureza, desde sua abertura até o presente momento.
ARQUIVOS RELACIONADOS
DOCUMENTO - Instruções para preenchimento dos Planos de Ensino
DOCUMENTO - Equipamentos e materiais didáticos